IPVA 2020 - Tabelas, Pagamento, Alíquotas, Valor venal

IPVA 2020 - O que é?

O imposto sobre a propriedade de veículos automotores cuja sigla é IPVA é um imposto brasileiro que incide sobre a propriedade de veículos. É um imposto estadual, ou seja, somente os Estados e o Distrito Federal têm competência para instituí-lo de acordo com a Constituição Federal.

Quais veículos estão sujeito ao pagamento do IPVA?

O IPVA tem como fato gerador a propriedade do veículo automotor, não incidindo sobre embarcações e aeronaves. Os contribuintes deste imposto são os proprietários de veículos automotores.

Alíquotas IPVA 2020
A alíquota utilizada como referência é determinada por cada governo estadual, com base em critério próprio. A base de cálculo é o valor venal do veículo, estabelecido pelo Estado que cobra o referido imposto. De referir que a função do IPVA é exclusivamente fiscal. Em 2017, os estados que cobravam as maiores alíquotas eram São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com 4% sobre o valor venal do veículo sendo que outros estados têm sua alíquota variando entre 1% e 3%.

Para ficar por dentro dos valores do IPVA para 2020 consulte os seguintes links:

Pagamento do IPVA 2020

O IPVA 2020 começa a ser cobrado em Janeiro de 2020 e é cobrado pelo estado onde o contribuinte fez o emplacamento do seu veículo

Apesar do IPVA 2020 ser um imposto cobrado a nível nacional as regras variam de estado para estado.

A arrecadação é feita por cada estado, sendo que 50% do total arrecadado é destinado ao próprio estado, e a outra parte pertence ao local onde o veículo foi registrado.

O único objetivo do IPVA é arrecadar dinheiro. Esse imposto é cobrado apenas de veículos que circulam em terra, ou seja, não compreende nenhum outro tipo de veículos como barcos. O imposto IPVA é cobrado anualmente, e não tem relação nenhuma com a situação das estradas, ou das ruas, ele é apenas de uso fiscal.

O IPVA pode ser pago à vista ou em até três parcelas, e um dos estados que tem a alíquota do IPVA mais alto é São Paulo.